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Market mapping and deal flow planning

Cinco pontos fundamentais para considerar no planejamento de uma operação de venda de participação ou de todo o seu negócio.

Cinco pontos fundamentais para considerar no planejamento de uma operação de venda de participação ou de todo o seu negócio:

1) Comece pelos seus concorrentes diretos

No mapeamento de potenciais interessados, o primeiro passo deve ser olhar justamente para o seu mercado, seus concorrentes diretos. Quem já está no seu setor pode enxergar na fusão ou aquisição uma oportunidade para impulsionar seu crescimento. Principalmente se essa empresa já estiver com uma estratégia de consolidação neste mercado.

Aqui, existe um cuidado muito importante: como estamos falando de concorrentes, é fundamental manter segredo absoluto sobre a empresa que está avaliando uma possível venda. Se o seu concorrente souber que a sua empresa está à venda, sua posição competitiva pode ficar fragilizada. Esse é um dos motivos que tornam absolutamente fundamental a participação de uma assessoria especializada no negócio.

2) Considere negócios complementares

A oportunidade de um bom negócio pode vir de empresas em etapas diferentes da sua cadeia de valor interessadas em crescer por ‘verticalização’. Por exemplo: se você é um produtor, pode ser uma boa oportunidade adquirir uma rede de varejo para comercializar os seus produtos diretamente para o consumidor final. Se o seu negócio é uma rede de laboratórios de medicina diagnóstica, ela pode ser vendida para um grupo hospitalar para funcionar como apoio e extensão de serviços.

3) Empresas estrangeiras interessadas em entrar no país

Costumamos também olhar para fora do país, para companhias que estejam interessadas em entrar no nosso mercado e que possam ver no M&A com a sua empresa uma oportunidade de fazer esse movimento com velocidade e segurança.

Pense no caminho inverso, em que você, por hipótese, decide estender a sua operação para outro mercado, digamos, a Europa. O que parece mais interessante: começar do zero, tendo que aprender sobre a realidade de cada mercado específico, formar uma equipe e carteira de clientes ou simplesmente comprar uma empresa que já tem tudo isso e, ainda por cima, um histórico consistente e documentado? É por isso que a aquisição normalmente se mostra uma excelente estratégia de internacionalização.

4) Sinergias

A pergunta fundamental é: “de que forma quem vai comprar a sua empresa de fato se beneficiará dela?” A aquisição pode se justificar por um ganho de competências, conhecimento, credibilidade, habilidades, tecnologias, equipe treinada, carteira de clientes/parcerias estratégicas, capacidade produtiva, abertura de mercado… As sinergias podem ser muitas; o mais importante é entendê-las para poder avaliar com precisão o ganho que estará associado à operação e o valor que deve ser atribuído a ela.

5) Considere todas as possibilidades

Existe uma diferença muito grande entre um negócio e “o” negócio. Vender uma empresa não é igual a vender um produto ou um equipamento. A valorização de uma empresa é diretamente proporcional a quanto ela vai gerar no futuro para quem a adquirir. E isso depende de estratégias que podem não ser óbvias para todo mundo.

Nossa experiência mostra que se o planejamento for bem feito, serão mapeadas as melhores alternativas e chegaremos à descoberta de quem tem mais a ganhar com o negócio. Muito provavelmente, esta será a empresa disposta a pagar mais por ele.

Fazendo uma analogia, imagine que você tem um relógio raríssimo de ouro e pretende vendê-lo. Você dará preferência a um colecionador em um leilão ou a alguém que simplesmente vai pagar pelo peso do ouro derretido que conseguir obter?

Quer entender o potencial de uma operação envolvendo o seu negócio, converse conosco.

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Maurício Simões

Head of Business Development
at J2L Partners since 2021.

Over 15 years of experience in asset valuation and in projects in the infrastructure, health and logistics sectors, among others.

Gained extensive experience in company evaluation, preparation of business plans and market research.

Former Financial Projects Manager at Andrade Gutierrez.

Degree in Economics from UFRJ.

Pedro Lanza

Legal Head
at J2L Partners since 2016

Extensive experience as tax lawyer at renowned Brazilian companies such as Machado Associados and Sacha Calmon Mizabel Derzi Consultores e Advogados;

Degree in Law from Faculdade de Direito Milton Campos – MG, and postgraduate degree in Tax Law from GVLaw – SP;

MBA in Finance from IBMEC

Andre Bularmaqui

Head of Structuring and Analysis
at J2L Partners since 2020.

Over 15 years if experience in finance strategies at companies such as Vale, Accenture and Brookfield;

André works on the evaluation and restructuring of companies, in fundraising and in preparing business plans;

Superintendent of Financial Planning and Analysis at Brookfield Incorporações and Partner at AVIV Investimentos;

Degree in Electronic Engineering from UFRJ – RJ and Master’s degree in Production Engineering specializing in Business Strategy from COPPE/UFRJ – RJ.

Lúcio Otávio

Member of Board of Directors,
CEO and Founder of J2L Partners.

Over 30 years of experience in executive positions.

Worked for 14 years for Grupo Andrade Gutierrez, last position being Director of Investments
Was a member of the Board of Directors of Oi S.A. and of Santo Antônio Energia.

Responsible for the structuring of projects such as for the Santo Antônio Hydroelectric Plant and Quito Airport. The Quito Airport project was elected Latin American Transport Deal of the Year 2006 by Project Finance magazine.

Investments Manager certified by CVM, degree in Business Administration from FUMEC – MG and MBA in Finance from IBMEC.

Líbano Barroso

Member of Board and Founder of
J2L Partners and CEO at Rodobens.

Over 30 years of experience in executive positions.

Positions over the past 15 years: Member of the Board at Via Varejo Estácio, Ri Happy and Intermédica. CEO at Via Varejo, Vive-President of Grupo Pão de Açúcar, CEO of TAM, CFO at LATAM Airlines, CEO at Multiplus and CFO at CCR.

Responsible for the planning and structuring of Multiplus and CCR (including its Initial Public Offering) and for the LAN/TAM merger.

Degree in Economics from UFMG – MG, MBA in Finance from IBMEC and postgraduate degree in Corporate Law from FGV.

João Lanza

Member of Board and Founder of J2L Partners,
Founding Director of Mundinvest CTVM.

Over 40 years of experience in financial markets

Positions of the last 15 years: Member of the Board at BOVESPA, Member of the Board at BSM – BM&F BOVESPA (market supervision) and President of APIMEC-MG

Investments manager certified by CVM, responsible for the management of investment clubs at Mundivest.

Degree in Business Management from FUMEC – MG.